sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Lupicínio Rodrigues - Nova História da MPB, Vol. 05

O gaúcho Lupicínio Rodrigues, nascido em Porto Alegre, a 16 de setembro de 1914, compôs inúmeras marchinhas carnavalescas e sambas-canção. Músicas como "Felicidade", "Volta" e "Esses Moços, Pobres Moços" fazem parte da memória de muitos. De sentimento elevado, muitas vezes exprimem melancolia, geralmente pelo amor perdido. Foi ele que cunhou o termo "dor-de-cotovelo", o qual se refere à pessoa que finca os cotovelos num balcão ou mesa de bar, pede uma bebida muito forte, e chora, a noite toda, o amor que perdeu. Sua vida, principal fonte de inspiração musical, é marcada pelo sofrimento com abandonos freqüêntes.
Em 1953, compôs o hino do Grêmio.
Faleceu em sua terra natal, a 27 de agosto de 1974.
Como uma primeira postagem dedicada a este grande compositor portoalegrense, indico este pequeno disco, da coleção Nova História da MPB, em seu volume de número 5. Em breve voltarei com mais Lupicínio Rodrigues!

Mais informações em: Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira.

"Tive muitas namoradas na minha vida. Umas me fizeram bem, outras me fizeram mal. As que me fizeram mal foram as que mais dinheiro me deram, porque as que me fizeram bem eu esqueci." Lupicínio Rodrigues.

Para ouvir: Nova História da MPB - Vol. 05 - Lupicínio Rodrigues (1976).


O Disco

Lado 1

1. Felicidade (Lupicínio Rodrigues) Quitandinha Serenades
2. Esses Moços, Pobres Moços (Lupicínio Rodrigues) Lupicínio Rodrigues
3. Se Acaso Você Chegasse (Lupicínio Rodrigues e Felisberto Martins) Ciro Monteiro
4. Vingança (Lupicínio Rodrigues) Linda Batista

Lado 2

1. Nervos de Aço (Lupicínio Rodrigues) Paulinho da Viola
2. Torre de Babel (Lupicínio Rodrigues) Jamelão
3. Ela Disse-me Assim (Lupicínio Rodrigues) Jamelão
4. Volta (Lupicínio Rodrigues) Gal Costa


Ouça "Esses Moços" na voz de Lupicínio:

Nenhum comentário:

Postar um comentário